Nossa Origem

NOSSA ORIGEM

Tudo começou a partir da descoberta – por parte de um aficionado do Xadrez e da literatura russa – de um envelope escrito pelo mestre russo Sergei Belavenets datado de 1942, cerca de um mês antes de sua morte na segunda guerra mundial e endereçado a sua família em Moscou.

Intrigado com a descoberta, soube que sua filha, Liudmila Belavenets, que tinha na ocasião um ano e meio de idade e na vida adulta havia se tornado a mais importante pedagoga de Xadrez para Crianças na Rússia, decidiu contatá-la pessoalmente em Moscou. A amizade e os conhecimentos adquiridos a partir desse encontro, motivaram a criação da Casa do Xadrez Sergei Belavenets em Porto Alegre.

A Casa do Xadrez de Porto Alegre nasce com o propósito de ser um espaço de convivência onde se possa aprender, estudar e se divertir jogando xadrez. Os efeitos benéficos do xadrez, para pessoas de todas as idades já estão bem demonstrados e incluem: a melhora da memória, do raciocínio lógico e da criatividade na resolução de problemas e o aumento da capacidade de atenção e concentração. Além disso, jogar e procurar entender porque se perdeu ou ganhou uma partida de xadrez aumenta o nível de resiliência e autoconfiança, que são virtudes importantíssimas na vida cotidiana.


Sergei Belavenets

 


Liudmila Belavenets