A Casa do Xadrez de Porto Alegre chegou no leste europeu e se tornou notícia no site da Federação Russa de Xadrez.

 

O site da Federação Russa de Xadrez publicou no dia 17 de Outubro uma matéria falando sobre o evento de inauguração que ocorreu no dia 29 de setembro, do qual participaram Liudmila Belavenets, filha de Sergei Belavenets e Sergey Yanovsky, representante da Federação Russa de Xadrez.

Matéria publicada no site da Federação Russa de Xadrez no dia 17 de Outubro de 2018.

Confira a reportagem em português:

“Casa de xadrez em homenagem a Sergei Belavenets abriu no Brasil

 

Inesperadamente: no outro extremo do mundo, no longínquo Brasil, na capital do seu estado mais meridional – a cidade de Porto Alegre, abriu a Casa do Xadrez. Este centro de xadrez foi nomeado em homenagem ao mestre russo que morreu durante a Grande Guerra Patriótica, Sergei Belavenets.

 

O organizador deste evento é o Sr. Fabiano Ferreira, um oncologista de profissão, mas ao mesmo tempo um grande amante do xadrez, um conhecedor da história, um colecionador de livros raros de xadrez. “Eu gostaria que a Casa do Xadrez fosse batizada com o nome de um bom jogador de xadrez e uma pessoa digna”, disse Fabiano Ferreira, explicando sua escolha.

 

Na abertura da Casa do Xadrez foram convidados Liudmila Belavenets, filha de Sergei Belavenets, e o representante da Federação Russa de Xadrez, Grão-Mestre Sergey Yanovsky.

 

Liudmila Belavenets conduziu uma aula de xadrez para amadores locais, respondendo a inúmeras perguntas do público. Sergey Yanovsky falou sobre a vida do xadrez na Rússia e jogou no torneio de xadrez na abertura da Casa de Xadrez, na qual ele se tornou o vencedor, à frente de um número de mestres locais.

 

Também é interessante notar que Fabiano Ferreira, um homem de alta cultura e interesses diversos, está muito interessado em literatura russa e poesia, e está estudando russo. Na sala ao lado da casa de xadrez, ele abriu a Sala de Idiomas em homenagem a Marina Tsvetaeva. Então, graças a ele, um centro cultural único começa a funcionar no Brasil!”

 

Acesse o site da Federação para conferir a matéria original: http://ruchess.ru/news/all/v_brazilii_otkrylsya_dom_shakhmat_imeni_sergeya_belaventsa/

 

 

(Acesso em 19/10/2018)

Tags

| | | |